Nero SecurDisc dá uma bica no Locky e outros ransomware

Julho 07, 2016. O primeiro trimestre de 2016 registrou um aumento de 14% no número de ciberataques por ransomware (tipo de malware que criptografa o conteúdo armazenado no computador infectado e exige um resgate em dinheiro para que o acesso seja restabelecido).

Os dados, referentes à comparação com o mesmo período do ano passado, são do mais recente relatório da Kaspersky Lab, que aponta o Locky como um dos ransomware mais astutos, infectando milhões de computadores em mais de 114 países. O Locky chega até as vítimas como anexo .doc em emails do tipo spam e criptografa tudo que encontra em computadores pessoais e redes corporativas, incluindo arquivos e backups compartilhados.

Para ajudar no combate a esse malware que segue na ativa, a companhia alemã Nero AG dá algumas dicas sobre o uso do Nero Burning ROM e da tecnologia SecurDisc para proteção contra pragas virtuais.

“Proteger arquivos requer firewalls e similares, e ainda assim pode não funcionar”, diz Eduardo Vento, executivo da área de Comunicação da Nero. “Com o Nero Burning ROM e a tecnologia SecurDisc, a salvaguarda dos arquivos e o acesso aos dados depois de um ataque ransomware está assegurada”.

Segundo ele, embora backups regulares não protejam contra crimes virtuais a dados e sistemas, eles garantem que os dados sejam armazenados com segurança - e fora do alcance dos cibercriminosos. É importante que a cópia de segurança seja feita offline, uma vez que o Locky e outros ransomware podem também infectar dados em sistemas NAS e outros locais online. Também é altamente recomendável realizar regularmente o backup de dados particulares, confidenciais e corporativos em mídias ópticas como CDs, DVDs ou BDs.

“Com o Nero SecurDisc 3.0 é possível proteger com senha os arquivos gravados e usufruir de recursos extras como adição de assinatura digital e verificação de integridade de dados”, afirma Eduardo Vento. “Outra ferramenta adicional é a mensagem que avisa que o disco óptico está ficando velho, assim os usuários podem regravar seus arquivos em tempo”.

A última versão do SecurDisc está integrada a outros produtos da família de software Nero, a exemplo do Nero 2016 Platinum, Nero 2016 Classic e o Nero Burning Rom 2016.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Nero Brasil (www.nero.com/ptb).

Sobre a Nero
A Nero cria softwares que ajudam os usuários de todo o mundo a desfrutar plenamente de seus vídeos, fotos e música. A Nero oferece um pacote de software multimídia de uso bem estendido que contém aplicações potentes para a gestão multimídia, a reprodução, edição, conversão de vídeos, a sincronização de conteúdos e a gravação de discos.

O App Nero Streaming Player te permitirá visualizar fotos, vídeos e música diretamente de teu smartphone ou tablet em teu Smart TV ou outros reprodutores audiovisuais com Wi-Fi®. Você também poderá utilizá-lo como uma unidade de controle remoto e reprodutor para o seu PC.

O Nero TuneItIp é útil para limpar o seu PC, potente e facil de usar, fazendo com que o seu ordenador funcione mais rápido e mantenha os seus controladores e softwares atualizados. A Nero tem escritórios em Karlsruhe (Alemanhã); Yokohama (Japão) e Hangzhou (China). Mais informações podem ser obtidas em www.nero.com

A Nero e os nomes dos seus produtos são marcas comerciais, ou marcas comerciais registradas da Nero AG. Outros nomes de marcas e produtos podem ser marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de seus respectivos proprietários e não denotam afiliação com estes, assim como tão pouco o patrocínio ou endosso de sua parte. © 2016 Nero AG. Todos os direitos reservados.

2016_07_04_Newsflash_Ransomware_Final_PTB.pdf